|
 |
 |
| Autor |
Mensagem |
Lemos
Master User

Registrado: 14/04/09 Mensagens: 803 Localização: Rio de Janeiro - RJ |
|
Continuando agora com o problema resolvido... |
|
 |  | isso que é usar a inteligencia |
Valeu irmão, rsrsrs ...
Bom amigos, em função da minha descoberta sobre as texturas e o script cíclico, resolvi fazer as rodas ligadas ao modêlo (vai ser pedreira mapear e criar grupos no Blender...). Para isso, tive que mudar a estrutura que fica entre as rodas. Note que além de descer bem as linhas, eu modifiquei algumas. Depois disso eu liguei duas arestas por uma aresta horizontal e gerei um quadrado. Ajustei o comando, mudei pro modo face, selecionei essa nova face quadrada e usei o subdividir, para criar um octogono (é o mínimo necessário para não ficar tão facetado). Depois apaguei a cruz de arestas que se formou, e ficou um octógono limpo em cada caixa de roda. É a partir deles que sairão os eixos das rodas .
Também aproveitei para gerar os retrovisores, agora só falta espelhar. Veja como está até agora:
Bom, apesar de ser possível gerar as rodas projetando elas diretamente desses octógonos, como eles não são exatos, o ideal é criar cilindros perfeitos, e depois criar uma ligação entre esses novos cilindros (rodas) e esses octógonos (eixos). As rodas dianteiras são diferentes das traseiras. As dianteiras tem as rodas saindo dos pneus e as traseiras são duplas e ficam embutidas. Bom, fiz a primeira das dianteiras. Ela ficou saliente. Tem muitos detalhes que eu adoraria fazer, mas tenho que resistir à tentação!!! Esse foi o mais simples que consegui, feito a partir de um cilindro de 16 faces:
Precisamos fazer com que a a face que exista atás tenha também 8 lados ou o comando que usarei, o ligar, não irá funcionar. Então, projeto a parte de trás, com 16 lados, normalmente, ecolho ela alterando a aescala uniformemente, e depois deleto 8 arestas alternadas e 8 vértices, de modo que essa face fique com 8 lados. Agora dá para fazer, vejam como ficou:
Agora, seleciono a roda toda, mudo para aramado (para ficar transparente), vista ortográfica, depois mudo para vértice (todos ficam selecionados) e movo ela atá ficar bem na frente da face a ser ligada. Seleciono a face de 8 lados atrás da roda e depois a face de 8 lados que tem dentro da caixa de roda dianteira (eixo) e com essas 2 faces selecionadas, uso o cmando ligar (botão direito do mouse; veja o que vai acontecer:
Agora é só selecionar todos os vértices dessa roda (ou todas as faces). O Wings tem um recurso muito interessante. Se você selecionar uma face e for teclando no sinal de "+" do teclado numérico, ele vai selecionando faces a partira da primeira selecionada e vai aumentando a seleção. O Sinal de "-" faz o oposto. Podemos selecionar a face externa da roda e ir clicando em + até que toda a roda esteja selecionada, mas não selecione nenhuma face do eixo. Co a roda selecionada, mova ele no eixo Z até que ela esteja dentro da caixa de roda. Vou fazer o mesmo agora com a roda traseira (note que só preciso fazer uma lado do ônibus, depois espelho o outro!) Após a modelagem, posicionamento da roda traseira, depois a ligação com a com a carroceria e, finalmente, o encaixe da roda dentro da sua caixa, vejam como ficou:
Por hoje é só gente, vou fazer uma outra coisa aqui. O próximo passo é a modelagem de uma cópia desse ônibus com mais detalhes para o render que vai gerar as texturas. Esse modêlo está pronto para ter suas faces convertidas para triângulos. Como vocês podem ver, não é um trabalho fácil. Já estamos com 610 polígonos, que bom que o nosso limite é 4.096! O modêlo ainda pode ser mais enxugado, mas existe o risco de ficar feio... Se fazer um modêlo é fogo, imagine lowpoly, que é trabalhar com limites...
Abraço |
|
_________________ Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
 |
|
| Seg Set 07, 2009 9:49 pm |
|
 |
Lemos
Master User

|
Re: Continuando agora com o problema resolvido... |
|
Uma das imagens não apareceu :
"Precisamos fazer com que a a face que exista atás tenha também 8 lados ou o comando que usarei, o ligar, não irá funcionar. Então, projeto a parte de trás, com 16 lados, normalmente, ecolho ela alterando a aescala uniformemente, e depois deleto 8 arestas alternadas e 8 vértices, de modo que essa face fique com 8 lados. Agora dá para fazer, vejam como ficou:"

_________________ Lemos
 |
|
| Seg Set 07, 2009 11:45 pm |
|
 |
Lemos
Master User

|
Re: Continuando agora com o problema resolvido... |
|
Galera
Já salvei um segundo arquivo do ônibus e transformei todas as faces em triângulos. Aí, já marquei as arestas para o corte da malha e fiz o mapeamento UV. Eis aqui a textura gerada, pronta para ser trabalhada:
Estou pensando em fazer o render no Blender para aproveitar os recursos da câmera ortográfica e Ambiente Oclusion. A idèia é aplicar a textura sobre esse mapeamento, renderizar e depois pegar as imagens renderizadas e com os efeitos e substituir as originais na textura.
Já posso falar mais diretamente sobre o mapeamento UV porque eu explico como fazer no meu tutorial de MD2.
Abraço a todos. 
_________________ Lemos
 |
|
| Dom Set 13, 2009 2:57 am |
|
 |
potenthorse
Usuário

Registrado: 30/08/09 Mensagens: 231 Localização: brasilian-df |
|
|
| Dom Set 13, 2009 12:06 pm |
|
 |
Lemos
Master User

|
|
|
 |  | ta ficando otimo,parabens lemos |
Valeu amigo.
Esse processo de fazer a textura é bem complexo, e infelizmente eu não domino muito bem a técnica. Eu apanho muito neste processo, por isso acabei por inventar alguns métodos próprios, que possam suprir as minhas deficiências, mas eu acho que está ficando melhor do que eu esperava, vejam o processo nas laterais até agora (nada imapede que alguma coisa seja mudada depois de aplicada no modêlo... ) :
Abraço
_________________ Lemos
 |
|
| Ter Set 15, 2009 1:58 pm |
|
 |
Lemos
Master User

|
RENDERS |
|
Galera, seguem os renders finais; a princípio, a textura usada. Estou trabalhando com 512 x 512:
Agora, como está ele com a textura dentro do wings3D:
Seguem a seguir 2 renders feitos com o renderizador externo Yafray. Usei 3 luzes simples, cada render demorou só uns 10 segundos. Esses renders não condizem muito com realidade porque não é assim que o ônibus será mostrado pelo 3DGameBuilder, que usa o OpenGl:
Aqui um render usando o OpenGL nativo do Wings. Fica mais próximo da realidade. O ruim é que usar texturas maiores que 512x512 podem pesar na máquina. O ideal seria 1024x1024... Infelizmente, com 512 x 512, perdem-se muitos detalhes:
Aqui, finalmente, uma visão pelo Model View, o visualizador de modêlos do 3DGame Builder, que mostra realmente como o modêlo será visto no programa, durante o jogo:
Bom, com isso, estou finalizando a parte de modelagem; ainda preciso criar mais 5 texturas em que as rodas girem 60º, totalizando as 6 um giro completo de 360º. O próximo passo é gerar o modêlo em MD2 com as animações.
Abraço a todos. 
_________________ Lemos
 |
|
| Qua Set 16, 2009 8:00 pm |
|
 |
claudio
Usuário

|
|
|
PARABENSSSS AE LEMOS QUERIA TER ESSA CAPACIDADE PARA CRIAR TUTORIAIS E TEMPO PENA EU NÃO TER VALEW AE
|
|
| Sáb Out 17, 2009 2:56 pm |
|
 |
Lemos
Master User

|
|
|
 |  | PARABENSSSS AE LEMOS QUERIA TER ESSA CAPACIDADE PARA CRIAR TUTORIAIS E TEMPO PENA EU NÃO TER VALEW AE |
Obrigado, amigo! Pode não ter ainda, afinal você está iniciando e ainda não tentou, mas vejo que você é um cara esforçado e não dou muito tempo para que você faça algum, que com certeza será muito bem vindo!!
Abraço! 
_________________ Lemos
 |
|
| Sáb Out 17, 2009 4:24 pm |
|
 |
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|
 |
 |
 |
|