|
 |
 |
| Autor |
Mensagem |
claudio
Usuário

|
convite |
|
percebi que a melhor forma possivel de se aprender uma engine é em grupo por isso venho por meio desta convidar a quem quiser afazer parte de um grupo de estudos do 3Dgame builder primeiro tema seria um rpg online dessa forma aprenderiamos todas as funcionalidades possiveis
acessem hoje mesmo posto a eskeleto do jogo para aprendizagem o que iremos fazer nesse jogo
vida
pontos
level
equipamentos
bolsa para guardar
troca de textura para mudar a cor do personagem
personagens escoliveis
menu de cadastro para cliente
dicas são bem vinda no aguardo
obs o jogo que será criado será apenas para estudo e copia dos scripts mais não poderá ser usado comercialmente será de toda a comunidade não individual grato |
|
_________________ orkut: http://www.orkut.com.br/Main # Profile? uid = 1147819085828684968 & rl = t
msn: claudinho_xd94@hotmail.com
O Senhor É dono dos negocios my. |
|
| Ter Ago 17, 2010 5:08 pm |
|
 |
andreysoad
Usuário

|
|
|
gostei da ideia!
vo participar
|
|
| Ter Ago 17, 2010 5:17 pm |
|
 |
johnny.dias89
Usuário

|
|
|
Desculpe desanima-los. Más....
Como todos nós sabemos o 3DGame Builder não tem estrutura nem suporte para um jogo online, mesmo não comercial...
Fiz um jogo simples "Ilhas Infectadas" e ele me retornou INUMEROS erros, que não são erros de programação nem de utilidade, más erros da ENGINE.
O 3DGame Builder é um projeto muito bom, más tem que crescer muito para conseguir dar um suporte a um jogo completo. (tanto é que não existe nenhum jogo completo funcionando).
Imagina online, que envolve pack's, rota, endereçamento, portas....
Ele ia dar mais erro que o Windows ME na sua primeira versão.
hehehe
Por isso mesmo, que eu migrei de engine, quero fazer um jogo online, para isso estou usando o VBGORE, que utiliza linguagem de programação, e não envolve graficos 3D, pois para um primeiro projeto de jogo online tem que ser 2D, pois é muito mais facil, para depois ser evoluido para 3D.
Se vocês querem estudar o 3D Game Builder, tente fazer um jogo simples, bem feito e completo, que não de erros....
Garanto que já vai ser muito dificil...
Abraços, não me levem a mal, só estou sendo sincero!
_________________ Att.
Johnny Dias |
|
| Ter Ago 17, 2010 6:32 pm |
|
 |
huntergamer
Usuário

|
|
|
|
pois e
johnny agora que voce disse sobre jogos completos... cade o game que ganhou o concurso aqui??? pow nunca foi divulgado o game vencedor ( so o nome e uma imagem, mas o game mesmo so o dono viu) queria ver como ficou esse game e claro queria poder ver se o 3dgb foi capaz de terminar um game e se e tao bom quanto a descriçao...
para voces entenderem ai o TOPICO DO GAME VENCEDOR
http://eternix.com.br/forum/narak-t196.html
_________________ Não mais tão novato |
|
| Ter Ago 17, 2010 7:48 pm |
|
 |
andreysoad
Usuário

|
|
|
cara, de acrodo com que o johnny disse, o 3dgb nao tem lá esse suporte para um jogo online, e uma boa ideia criar algo sem ser online, e mais tarde tentamos um mais avançado.
eu tb estou usando outra engine (indie game maker) mas nao e por isso que vou abandonar o forum nem o programa ( eles tem um cantinho reservado no meu coraçao ) e quando terminar meu jogo 2d (megaman x fusion) vou tentar fazer ele em 3d
mas vamo continuar com a ideia do grupo de estudos, bora fazer um jogo sem ser online, e depois avançamos 
|
|
| Ter Ago 17, 2010 8:24 pm |
|
 |
Lemos
Master User

Registrado: 14/04/09 Mensagens: 803 Localização: Rio de Janeiro - RJ |
|
|
|
A idéia é realmente interessante. Em teoria, o 3DGame tem o suporte para o multiplayer, mas não sabemos como isso ficaria na prática. Pelo que entendi, existem comandos que permitem a conexão entre o computador servidor e os clientes, mas isso só poderia ser feito se a máquina servidora ficasse conectada todo o tempo, não imagino como fazer algo on line totalmente automatizado.
A estrutura é complexa. Na máquina cliente teria que ser feito o cadastro do usuário, bem como o envio das informações de logon para o servidor. Uma vez reconhecido o usuário no banco de dados, o servidor envia um código de desbloqueio. Todas as informações trocadas teriam que ser identificadas, para que o servidor pudesse saber para quem enviar os comandos, tipo, uma vez enviado o código de desbloqueio do servidor, o cliente poderia enviar os comandos identificados, que seriam algo como (identificação)+(comando01), (identificação)+(comando02), etc.
O planejamento do jogo seria algo bem complexo também, pque na prática todos os personagens teriam que estar à disposição dos usuários. Imaginem por exemplo uma arena de 4 personagens. O servidor teria que ter o controle de todos os personagens envolvidos, mas você, em seu PC, só teria conhecimento daqueles que lhe são próximos. Então, se tivesse 10 arenas cada uma com 4 personagens, seriam 40 personagens identificados pelo servidor, mas você, usuário, só veria você e e mais 3. Você seria o personagem A e o outro seria o B. Então, o servidor indentifica que o Personagem A será controlado pelo usuário 1 e o B pelo usuário 2.
Quando você enviasse um comando de andar 1m para o servidor, este identificaria qual personagem seria comandado e também retornaria a situação dele para o cliente. Uma vez que ele tenha andado 1m, o servidor atualiza a posição.
Você move o seu personagem no seu PC, ele está no ponto 1, coordenadas X, Y e Z, e isso seria enviado para o servidor, que armazenaria essas informações, que poderiam estar em uma única variável. Essa informação tem que ser disponibilizada para todo mundo para que quem estiver com o Personagem A em sua arena saiba onde ele se encontra.
Se você é o B, vai estar com o A na sua arena e o revidor vai mover ele, pque a posição nova dele está disponível para todo mundo.
Uma vez que sabemos que o servidor teria que administrar todos esses comandos quase que simultâneamente, deve existir um limite de usuários para evitar o travamento. Notem que o programa no servidor não precisaria ser gráfico como nos PCs clientes, ele seria só um administrador de recursos. Ele apenas recebe as mensagens e atualiza as situações de cada personagem e depois disponibiliza essas informações para todos.
Não sei se estou certo, mas imagine que achemos que 100 seria o limite de usuários. Então, 100 variáveis seriam criadas e cada uma delas teria as informações da situação de cada um dos usuários (posição, nível, vida, ataque, etc). O Cliente precisa acessar essas variáveis e escolher quais serão usadas em função dos personagens que ele pode ver.
Todo o planejamento seria feito de modo que não houvesse personagens demais no PC cliente, para não sobrecarregar a máquina pelos objetos, e a informação codificada teria que incluir tudo o qfosse necessário na string, tipo:
(usuário)+(Nível)+(tipo de personagem)+(posição)+(vida)+(ataque)...etc...
Uma vez que o usuário fosse desconectar, seus dados seriam salvos no banco de dados e o seu personagem ficaria disponível para outro usar, tipo, se são 100 jogadores usando, se você fosse o 101, receberia a mensagem de servidor ocupado e não poderia se logar. Agora, com 99, você tem uma vaga e a ocuparia.
O tipo de personagem também iria interferir. Com os novos comandos de chamar personagens md2 cadastrados, sempre que a arena tivessa vaga, o novo usuário carregaria um personagem escolhido (essa informação do tipo também estaria na variável) e começaria a jogar.
Como vocês podem ver, em teoria é possível, mas teria que ser feito um grande planejamento para que o jogo não tivesse seus limites estourados (tipo, uma arena com todos os 100 jogadores!) e como codificar corretamente as informações.
A interface do Servidor poderia não ter nada além de informações sobre cada usuário online, e as gerais, tal como o número atual de jogadores, quantos em cada arena e as informações de um usuário qque que você selecionasse. Seriam 2 programas diferentes, o servidor e o cliente.
Pensem se vale a pena. Abraço.
_________________ Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
 |
|
| Qua Ago 18, 2010 10:41 am |
|
 |
johnny.dias89
Usuário

|
|
|
Em teoria com uma engine que não falha já é dificil...
Imagina com o 3DGB...
só se for na proxima versão.... 
_________________ Att.
Johnny Dias |
|
| Qua Ago 18, 2010 1:15 pm |
|
 |
OIGAMES
Usuário

Registrado: 14/03/09 Mensagens: 389 Localização: Araci - Bahia |
|
|
| Qua Ago 18, 2010 4:50 pm |
|
 |
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|
 |
 |
 |
|